quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Homem constrói Catedral sozinho

O magnífico Dom Justo Gallego
Eu fiquei impressionado com a história desse simpático e guerreiro senhor espanhol, Justo Gallego. Vendo a sua história, eu logo me recordei de outro guerreiro fictício, Dom Quixote de La Mancha, criado pelo eterno Miguel de Cervantes. Mas o que esse simpático senhor e Dom Quixote têm em comum ?, simples, enquanto Dom Quixote lutava contra moinhos de ventos, Dom Justo Gallego , como é conhecido, tinha um sonho exótico construir sozinho uma catedral.

Justo Gallego Martínez nasceu em 1925 é um ex-monge espanhol que construiu a sua própria catedral na localidade espanhola de Mejorada del Campo, perto de Madrid. Enquanto jovem, Gallego Martínez entrou para um mosteiro da Ordem Trapista mas deixou-o em 1961, após oito anos, pois contraiu tuberculose e a sua saúde deteriorava-se se seguisse o regime monástico. Começou a construir a sua catedral num lote de terreno que herdou dos seus pais.

Sua catedral que já é um ponto turístico aos arredores de Madrid.

Martínez é um agricultor. "Os planos só existiram na minha cabeça" - disse - e foram evoluindo de acordo com a oportunidade e a inspiração. Não dispunha de autorização de construção das autoridades locais de Mejorada del Campo. Também não contou com o beneplácito ou autorização da Igreja Católica. Explica apenas que é um ato de fé.
Diz que o edifício é dedicado a Nossa Senhora do Pilar, especialmente venerada na cidade de Saragoça. O zimbório tem 40 metros de altura. Martínez trabalha sozinho a maior parte do tempo, com ajuda ocasional de seis sobrinhos e alguns voluntários. Por vezes consulta peritos, pagando-lhes às suas custas. Financiou a construção ao alugar ou vender terrenos que herdou, ou por donativos privados.


O mais interessante é notar que esse senhor trabalha por esse sonho há 40 anos, sem nenhum tipo de ajuda, eu admiro muito pessoas empreendedoras, sonhadoras, que lutam pelo seu objetivo. Pode ser que Dom Justo não consiga ver seu sonho plenamente realizado em vida, mas o que importa é o legado desse homem grandioso, que sonhou e sozinho construiu sua própria catedral. Nem mesmo Miguel de Cervantes no alto de sua genialidade, poderia imaginar um personagem espanhol tão magnifico, que definitivamente suplanta Dom Quixote.

Nenhum comentário:

Postar um comentário