terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Ruas arborizadas



Porque lugar de árvores é na calçada.


Há alguns anos, escutei em uma aula, uma professora de Geografia que disse:- Quanto mais pobre o bairro, menos árvores encontramos. Infelizmente, ela tinha razão. Mas há vários motivos pelos quais bairros pobres quase não têm árvores, sem contar também que infelizmente não faz muito parte da cultura do brasileiro, o cuidado com o paisagismo, com a urbanização e o cuidado com a estética das ruas.
Geralmente, nas periferias, a calçada é praticamente não têm espaço, e as pessoas mais pobres abdicam de uma árvore, para que tenham espaço para construir uma garagem. Outro fator que impede a cultura da arborização das ruas é a fiação aérea, muitas pessoas nem ousam em imaginar uma árvore em frente de casa, pensando nos transtornos que isso pode acarretar. Eu creio que seja necessário, educação e conscientização dos brasileiros, especialmente dos moradores das grandes metrópoles, porque nós precisamos de ruas arborizadas, também pelo lado estético, mas também pelos benefícios que uma rua arborizada pode trazer à população.


Eis aqui alguns benefícios do plantio de árvores em ambientes urbanos:


Muitos dizem que o plantio de árvores em ruas é algo impensável, pois geram problemas com as fiações elétricas, queda de folhas, etc. Mas a maioria das pessoas desconhece os inúmeros benefícios que a arborização de ruas pode trazer.
valorização imobiliária – um aspecto muito importante é a valorização dos imóveis situados em ruas bem arborizadas, pois queira ou não, os compradores preferem as ruas com árvores
redução do sol direto – o sol forte é tomado como um dos grandes problemas da maioria das ruas brasileiras, tornando pouco cômodo o passeio em ruas, que chegam a temperaturas e desconfortos insuportáveis na ausência de árvores.
maior conforto térmico – pode parecer que é uma afirmação precipitada, mas não é. Há uma regulação térmica das altas temperaturas. Isso se deve ao calor latente necessário para a evaporação da água da superfície das folhas. É um efeito semelhante ao do nebulizador ou do climatizador.
aumento da umidade relativa do ar – o ar excessivamente seco é uma das maiores causas de problemas respiratórios, além de problemas de pele. O ar seco favorece a permanência da poeira no ar, além de secar as vias respiratórias, sendo péssimo para pessoas com alergias. A evaporação da água da superfície das folhas das árvores, aumenta a umidade relativa do ar, no local onde ela se situa, o que pode ser muito benéfico.
atenuação sonora – é um fato cuja eficácia ainda não foi medida. Mesmo assim, há de fato uma redução das ondas sonoras, causada pelas folhas das árvores.
proteção no início de chuvas – no início das chuvas, a maior parte da água fica retida nas folhas da árvore, podendo servir de proteção. Só protege nos momentos iniciais da chuva, mas muitas vezes é o tempo de encontrarmos um abrigo seguro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário