terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Rádio e Filosofia

Eu sempre adorei escutar rádio, especialmente entrevistas, comentários sobre literatura, história e filosofia. Há algum tempo acompanho uma rádio francesa que tem programas sobre Literatura, Filosofia, Teatro, História, e debates culturais assaz interessantes.
Infelizmente, no Brasil temos poucas rádios com uma programação interessante e agradável, a maioria delas estão submetidas à mediocridade, e uma parece ser cópia da outra. Um exemplo básico, é que ninguém aguenta mais dirigir especialmente em horário de pico, e escutar notícias sobre o trânsito, obviamente isso é importante, porém se você já está estressado no trânsito, talvez queira escutar algo diferente, interessante. Nessas horas por falta de um assunto interessante, o melhor é colocar seu mp3 e escutar uma música agradável.

Sem contar as rádios de notícias, algumas têm muito mais vinheta que programação. Escutar a CBN, por exemplo chega a ser irritante, é muita vinheta e pouco conteúdo. Quando há entrevistas, é tudo muito rápido, e superficial. A busca incessante pelo ibope, faz com que algumas emissoras repitam à exaustão notícias requentadas e batidas do dia, ao invés de transmitir uma entrevista sobre literatura com calma por exemplo.
Radio France International

Obviamente, que comparar o Brasil, com um país que tem uma tradição filosófica tão forte como a França, chega a ser um absurdo. Aqui a cultura é ficar ruminado no ar tiroteios, chacinas, escândalos, corrupção, etc...Quando na verdade, seria muito interessante poder escutar uma programação diferente, com historiadores, filósofos, críticos de arte, etc..Já estamos cansados de âncoras pedantes e superficiais , que falam sobre tudo e não compreendem nada.
Infelzmente, boa parte das emissoras FM em São Paulo estão se tornando evangélicas, outras, tocam músicas pop de quinta categoria, e nas rádios AM, com aquela programação futebolística para alienar as pessoas. Quero deixar claro que eu não tenho nada contra esse tipo de programação, mas é preciso que haja outras alternativas, uma maior variedade de opções.
Quem sabe daqui alguns anos, os produtores de rádio, tenham uma visão mais ampla da importância do rádio para a nossa sociedade, e que o importante não é apenas ficar repetindo à exaustão tiroteios, invasão a morro, chacinas ou o novo casamento da Gretchen. Mas o mais importante é educar o cidadão, trazendo comentários sobre política com uma abordagem filosófica, sobre literatura, história etc...
Por essa razão, eu sou totalmente a favor que um jornalista não necessite ter uma formação acadêmica e um diploma, porque o que vemos de jornalistas abaixo da linha da mediocridade nesse país, que pensam que podem comentar tudo com propriedade, quando na maioria das vezes nem têm domínio sobre o assunto que estão falando. Eu penso que se o programa é sobre Política, nada melhor que um cientista político para comentar e fazer uma análise, o mesmo se o assunto é história, um historiador, filosofia um filósofo.

Para escutar France culture, eis aqui o link:

http://www.franceculture.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário